quarta-feira, 16 de março de 2011

Violência contra crianças e adolescentes. - Diga NÃO !!!

     De acordo com estudo veiculado na edição do 4º semestre de 2009 do periódico Epidemiologia e Serviços de Saúde, ocorreu aumento nas notificações de episódios de violência contra crianças e adolescentes entre os anos 2002 e 2006, com destaque para os casos que envolveram violência física (aproximadamente 50% dos casos estudados), e predominantemente na residência da vítima. 
     Segundo as autoras, os casos foram estudados a partir das notificações aos três conselhos tutelares, ao Programa Sentinela da Prefeitura Municipal da cidade, e ao projeto de extensão “De Olho No Futuro”, da Universidade Estadual de Londrina. A população de estudo, segundo elas, incluiu menores de 15 anos e teve como critérios de inclusão eles serem “residentes no município, vítimas de agressão notificada nos conselhos tutelares e serviços acima descritos nos anos de 2002 e 2006”.

    Entre os resultados, Christine e Maria Helena afirmam: “foram levantadas 1.999 notificações de violência contra crianças e adolescentes, sedo 734 notificações no ano de 2002 e 1265 no ano de 2006, com aumento das notificações em todos os serviços entre os anos de estudo”. Após exclusão dos registros duplicados, as autoras afirmam que restaram 1.620 casos de violência contra menores de 15 anos, onde houve predomínio da violência física – praticada por meio de força corporal, instrumentos, objetos cortantes, objetos quentes e armas de fogo –, seguida pela negligência e pela violência sexual.

    Entre as causas associadas, o alcoolismo surgiu em 40,1% das reincidências. Outros casos tiveram como causas associadas, segundo as especialistas, crise conjugal (8,1%), drogadição (4,1%), dificuldades financeiras (4,1% e doenças psíquicas (1,2%), e outras.

    Na opinião das autoras, “conhecer os dados epidemiológicos acerca da violência contra crianças e adolescentes pode contribuir para o dimensionamento do problema e suas características, subsidiando a identificação de prioridades direcionadas para a atenção às vítimas, na vigilância e na definição de políticas de saúde específicas, em nível local”.

   


    Vamos lutar por um mundo melhor. Sem violência com as crianças e adolescentes, pois eles são o nosso futuro, o futuro da nação! Nossos filhos, netos e bisnetos merecem um Mundo Melhor, sem malícias... vamos lutar Juntos e conseguiremos.





         Que Deus os abençoe !
               Bjinhos *---*

Um comentário: